quarta-feira, 31 de julho de 2013

Bolo para comemorar!

Essa postagem é de comemoração!

Quando eu decidi montar o blog não poderia imaginar em atingir 1000 visualizações em um único mês! Não sei se isso é muito ou pouco, mas estou satisfeita e muito feliz!

Agradeço novamente a todos que me incentivaram, me apoiaram, me deram sugestões, me criticaram, e claro, muito obrigada a você que acessa Sabores Nutricionais!

Vivemos numa sociedade em que tudo é motivo de comemoração, e se tem comemoração tem que ter comida, certo? Aqui não pode ser diferente!

Há uns dias atrás eu compartilhei uma notícia no Facebook e no Twitter @SNutricionais que dizia que o bolo de cenoura estava no ranking dos bolos simples mais calóricos. Para quem não leu a notícia fica aqui o link (clique aqui para ler a notícia)

Bem, mas já que o Bolo de Cenoura passou de mocinho a vilão, eu trago aqui para vocês, em primeira mão, uma receita exclusiva minha:
 
BOLO DE CENOURA LIGHT, SAUDÁVEL, MAGRO, GOSTOSO, FÁCIL, PRÁTICO, DELICIOSO, IRRESITÍVEL, FOFINHO... (Vixe! Não vai faltar adjetivo!)

 
Bata no liquidificador até formar uma massa bem homogênea:

3 cenouras médias cruas cortadas em pedaços pequenos (ou 2 grandes, ou 4 pequenas)
1 ovo
½ xícara de chá de óleo (100mL)
½ xícara de chá de leite desnatado

Em uma tigela separe os ingredientes secos:

1 xícara de chá de açúcar light (metade açúcar/metade sucralose)
1 xícara de chá de farinha de trigo branca
1 xícara de chá de farinha de trigo integral

Misture tudo muito bem à massa obtida no liquidificador e por último acrescente:

1 colher de sopa cheia de fermento químico em pó.

Asse em forma untada com óleo e farinha de trigo em forno médio (180°C) por cerca de 40 minutos. Se quiser fazer em forminhas de cupcake lembre-se de untar bem ou colocar a forminha de papel. Para essa receita você precisará de umas 24 forminhas tamanho cupcake. Coloque a massa somente até a metade da forminha para não transbordar.

Depois que o bolo estiver assado faça a cobertura de chocolate. Coloque numa panela pequena:

3 colheres de sopa cheias de chocolate em pó (se for o achocolatado coloque 4, mas diminua no açúcar)
2 colheres de sopa de açúcar light ( ou 1 e ½ se tiver usado o achocolatado)
1 colher de chá de manteiga ou margarina (link)
2 ou 3 colheres de sopa de leite desnatado

Leve ao fogo baixo e mexa devagar com uma colher de pau por uns 7 minutos. Quando começar a ferver e engrossar tire do fogo e despeje imediatamente sobre o bolo. Para facilitar que a calda atinja o “miolo” do bolo faça furinhos com um palito de dente ou de fósforo, assim a calda penetra na massa.

 

Foto: Arquivo pessoal.
Dica culinária:

O ponto da calda varia conforme a quantidade de leite que se usa e o tempo que leva no fogo: quanto mais leite mais líquida ficará a calda. Com 2 ou 3 colheres de sopa de leite a calda penetra no bolo e forma uma calda pegajosa depois de fria. Se quiser que fique com uma crosta crocante deve-se ficar mais tempo no fogo e ter menos leite.

Atenção: se a calda ficar muito grossa pode ser difícil de espalhar no bolo. E lembre-se sempre que depois de fria a calda fica ainda mais espessa.

Não tem farinha integral em casa, nem açúcar light? Não tem problema, use o dobro do açúcar normal e troque a farinha integral pela branca na mesma quantidade. E saiba que desse jeito o bolo não ficará tão light, mas ainda será gostoso. O mesmo acontece se usar o leite integral no lugar do leite desnatado.

Dica de saúde:

Se você tiver Diabetes ou quiser agradar alguém que tenha substitua o açúcar por adoçante específico para culinária, e fique atento às quantidades de equivalência com o açúcar comum. Cada produto tem a sua. Prefira também usar a farinha integral, pois as fibras presentes nela diminuem o índice glicêmico da preparação. E na calda deve-se usar o chocolate sem açúcar e o adoçante.

Bom saber:

A cenoura é uma raiz rica em carotenóides, que são os precursores de Vitamina A no organismo humano. Essa vitamina é lipossolúvel, ou seja, dilui-se em óleos e gorduras. Ela atua na saúde dos olhos e da visão, mucosas e pele, além de desempenhar um papel importante no crescimento e desenvolvimento de fetos e crianças, e na imunidade humana. Não queira ficar sem ela!

Cenoura / 100g
Energia
(kcal)
Proteínas (g)
Gorduras (g)
Carboidratos (g)
Fibra (g)
Cálcio (mg)
Ferro (mg)
Potássio (mg)
Sódio (mg)
Vitamina A – RE* (μg)
Crua
34
1,3
0,2
7,7
3,2
23
0,2
315
3
1326
Cozida
30
0,8
0,2
6,7
2,6
26
0,1
176
8
612
* RE (equivalente de retinol) = 1 mg de retinol + 1/6 mg de trans beta-caroteno + 1/12 mg de cis beta-caroteno + 1/12 mg de outros trans carotenóides pró-vitamínicos A + 1/24 de outros cis carotenóides pró-vitamínicos A. Fonte: TACO, 2011.

 
Até sexta-feira!


Referência: TACO; Tabela brasileira de composição de alimentos / NEPA –UNICAMP.- 4. ed. rev. e ampl.. -- Campinas: NEPAUNICAMP, 2011. 161 p.

Um comentário: