sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Agosto tem gosto de ba-ta-ta!!!



O mês de agosto começou e com ele veio a safra de alguns alimentos. Esse mês quem me ajudou com a informação foi a CEASAMINAS (Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S.A.). No site deles podemos encontrar a relação dos alimentos com a safra no mês, a melhor forma de escolher cada um no ato da compra e dicas de consumo. A lista deste mês é grande, mas fiz um “apanhado”:

Hortaliças e leguminosas:
Acelga
Agrião
Alface
Batata
Beterraba
Cebolinha
Chicória
Coentro
Couve
Couve-flor
Feijão
Rabanete
Salsa
Vagem
Frutas:
Bananas prata e maçã
Laranjas hamlin, lima, natal, pêra
Melancia
Morango
Tangerinas murcott, ponkan, rio
 
E já que agosto é o mês da batata eu lembrei da batata-frita. Ela é uma unanimidade, todo mundo gosta! Uma pena que ela em excesso faça tão mal ao nosso organismo. O fato da batata ser uma grande fonte de carboidrato e rica em amido, ao ser consumida em excesso pode subir o açúcar no sangue e aumentar os níveis de triglicérides (um tipo de gordura no sangue). Quando a fazemos frita o prejuízo é ainda maior, já que na fritura ela absorve grande parte de óleo, o que a faz ficar muito mais calórica, e ainda por cima pode estimular a produção de colesterol pelo corpo. E quem come batata-frita sem sal?! O sal em excesso pode fazer a pressão sanguínea aumentar e a longo prazo levar a um problema de saúde muito conhecido que é a Hipertensão Arterial Sistêmica ou Pressão Alta. Incrível como um alimento tão gostoso pode ser tão ofensivo ao nosso organismo... Mas não precisa pensar em ficar sem a batata-frita para sempre, até porque eu sei que não conseguiria. Por isso eu trago hoje uma receita de uma batata feita no forno que fica com o sabor e textura muito parecidos com a batata-frita. E adicionando uns temperinhos fica até parecendo de restaurante chique.

 
 
 
Precisamos de:

4 batatas
1 a 2 colheres de sopa de azeite de oliva
Sal
1 colher de sopa cheia de farinha de trigo
Alecrim e/ou outras ervas para aromatizar (opcional)
Pimenta do reino moída ou em pó (opcional)

Como fazer:

Lave bem as batatas e as seque. Corte-as no formato que desejar, deixando a casca (é fonte de fibras, vitaminas e minerais), mas se você preferir também podem ser descascadas, e as coloque numa assadeira. Polvilhe o sal (com moderação) e a farinha de trigo. Misture bem. Essa mistura terá um aspecto esquisito, meio melado e grudento, sem parecer muito apetitoso, mas você se surpreenderá com o resultado. Espalhe os pedaços de batata na assadeira e regue com o azeite (procure despejar o azeite lentamente formando um fio). Se for usar as ervinhas coloque-as na assadeira também antes de levar ao forno. Asse, sem cobrir, por mais ou menos 45 minutos em forno médio-alto (aproximadamente 200°C). O tempo vai depender um pouco do tamanho e da espessura que a batata foi cortada, quanto maior mais tempo. Quando elas estiverem douradinhas, da mesma cor que ficam quando fritas, estarão prontas, e você terá uma batata crocante por fora e macia por dentro, saudável e elegante! Aproveite para surpreender a família e os amigos no final de semana!

 
Quer saber o valor nutricional da batata? Aqui tem.

 
Até segunda-feira com mais dicas e receitas!

Um comentário:

  1. Olá Diana!! Acabei de conhecer seu blog e adorei!!
    Precisamos mesmo de receitas saudáveis hoje em dia!!! Obrigada e parabéns!

    ResponderExcluir