segunda-feira, 15 de julho de 2013

Praticidade masculina

Homens são seres muito práticos, objetivos e sucintos! Fico admirada com a capacidade de síntese que eles têm! Parecem resolver questões homéricas com frases e atitudes simples e curtas. Nós mulheres, embora consigamos fazer milhões de coisas simultaneamente (o que eles não fazem com tamanha destreza), somos meio enroladas quando se trata de praticidade e objetividade. Mas tudo bem! Um brinde às diferenças! O que seria da humanidade se fôssemos todos iguais?
E como hoje é o Dia do Homem, pensei em trazer uma receita assim como eles: prática, rápida e gostosa! E claro, saudável!
Final de semana passado estava folheando o meu primeiro livro de receitas, do saudoso chef Jeff Smith. E lá encontrei uma seção dedicada à culinária de baixa gordura e pouco sal. Achei uma receita que me parece perfeita para comemorar o dia do homem. E como eu não consigo seguir uma receita inteira o que preparei foi assim:
  • 2 coxas e 2 sobrecoxas de frango sem a pele marinadas, num caldo feito de:
    • Suco de ½ limão
    • Suco de 1 laranja
    • ½ copo de vinho branco seco
    • 1 colher de chá rasa de sal
    • 1 ramo pequeno de alecrim
    • 1 ramo pequeno de tomilho
    • 10 folhas de manjericão
    • 1 colher de sobremesa de alho picado
    • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
Deixe o frango marinar por 20 minutos e depois coloque-o numa assadeira junto com o caldo e as ervas. Cubra com papel alumínio e asse por 25 minutos. Tire o papel alumínio e asse por mais 15 minutos, sempre em forno médio (mais ou menos 190ºC).
 
Foto: Arquivo pessoal.

 
Sirva com arroz e uma salada crua ou verdura refogada ou cozida.
 
Dicas nutricionais:
Essa é uma receita que pode ser feita sem o sal, os sabores dos ingredientes da marinada serão tão intensos que o sal nem vai fazer falta, por isso pode ser usada por pessoas hipertensas ou que por alguma razão precisem restringir o sódio na dieta.
A pele do frango é rica em gorduras e colesterol, por isso prefira retira-la sempre antes de preparar o alimento. Com o calor do fogo a gordura derrete e acaba penetrando na carne tornando impossível de separa-la depois no prato.


Sobrecoxa de frango assada / 100g
Energia
(kcal)
Proteínas (g)
Gorduras (g)
Carboidratos (g)
Colesterol (g)
Cálcio (mg)
Ferro (mg)
Potássio (mg)
Sódio (mg)
Com pele
260
28,7
15,2
0,0
158
11
1,2
323
96
Sem pele
233
29,2
12
0,0
145
12
1,2
382
106
Fonte: TACO, 2011.

 

Outras dicas:
O uso do papel alumínio até pode ser dispensado, mas a carne pode ficar bem ressecada, o que pode não ser gostoso. E lembre-se: a parte brilhante do papel alumínio deve sempre ficar voltada para o alimento, certo?!
 
Bom apetite e...
FELIZ DIA DO HOMEM!
 
 
Referência: TACO; Tabela brasileira de composição de alimentos / NEPA –UNICAMP.- 4. ed. rev. e ampl.. -- Campinas: NEPAUNICAMP, 2011. 161 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário