terça-feira, 2 de julho de 2013

Yes! We have bananas!

Semana passada pedi para o meu marido comprar banana prata. Ele que não é muito entendedor de bananas me trouxe banana nanica. Mas não foi displicência dele não! Ele disse que no supermercado tinha uma plaquinha identificando os preços das bananas prata e nanica, e que elas estavam uma ao lado da outra. Como ele não sabia qual era qual ele me disse que raciocinou assim: "Nanica?!? Com esse nome deve ser a menor. A outra é grande." Ele pensou certo, mas para bananas não há lógica. Sentei com ele depois e mostrei fotos de diferentes tipos de bananas na internet. Ele aprendeu rápido!
E já que o assunto é bananas variadas resolvi trazer a composição das variedades dessa fruta tão queridinha dos brasileiros. E aproveito para deixar a receita de um bolo de banana que acabei de fazer. É tão rápido que já está saindo do forno!


Banana / em 100g
Energia
(kcal)
Proteínas (g)
Gorduras (g)
Carboidratos (g)
Fibra (g)
Cálcio (mg)
Ferro (mg)
Potássio (mg)
Sódio (mg)
Vitamina C (mg)
Da terra
128
1,4
0,2
33,7
1,5
4
0,3
328
Tr
15,7
Maçã
87
1,8
0,1
22,3
2,6
3
0,2
264
Tr
10,5
Nanica
92
1,4
0,1
23,8
1,9
3
0,3
376
Tr
5,9
Ouro
112
1,5
0,2
29,3
2,0
3
0,3
355
Tr
7,6
Prata
98
1,3
0,1
26
2,0
8
0,4
358
Tr
*
Fonte: TACO, 2011.

BOLO DE BANANA (no liquidificador)

Ingredientes:

Massa:
2 ovos
2 xícaras de açúcar ou 1 xícara de açúcar light (½ açúcar e ½ sucralose)
1 xícara de chá de leite (integral ou semidesnatado ou desnatado)
3 colheres de sopa rasa de margarina ou ½ xícara de chá de óleo
2 xícaras de chá de farinha de trigo (usei 1 de farinha refinada e 1 de farinha integral)
1 colher de sopa de fermento químico em pó
½ colher de chá de essência de baunilha (opicional)

Cobertura:
¾ de xícara de chá de açúcar ou metade disso de açúcar light
⅓ de xícara de chá de água fervente
Bananas (quantas você quiser da variedade que preferir, eu usei 3 nanicas)

Modo de fazer:

Primeiro de tudo: pré-aqueça o forno a 190°C (médio).

Faça a cobertura antes da massa: coloque o açúcar numa panela de fundo grosso (de preferência) e leve ao fogão no fogo mais baixo possível. Fique de olho, pois pode queimar rapidinho. Assim que todo o açúcar estiver derretido e num tom dourado despeje com bastante cuidado a água quente e mantenha no fogo baixo. Depois do açúcar todo dissolvido deixe engrossar e despeje na forma (sem furo) untada com margarina (ou óleo) e farinha. Em cima do caramelo coloque as bananas cortadas ao meio no comprimento ou em rodelas de pelo menos 0,5cm de espessura.

Por último faça a massa: no liquificador bata primeiro os ovos com a margarina (ou óleo) e o açúcar, em seguida acrescente o leite e bata mais um pouco. Ainda com o liquificador ligado vá colocando a farinha de trigo lentamente. E por último de tudo adicione o fermento e bata rapidinho, só para misturar bem.

Depois de tudo pronto despeje a massa sobre as bananas no caramelo e leve ao fogo para assar por cerca de 40 minutos em forno médio. O bolo estará assado quando ele estiver dourado e se espetarmos um palito de dente ele sair limpinho.

Bom apetite!



Dicas:
Sabe quando a banana amadurece antes do que esperávamos e fica tão madura que ninguém mais em casa quer comê-la? Para não jogar fora você pode usá-la nesta receita. Ninguém lembrará que ela foi rejeitada.
Referência: TACO; Tabela brasileira de composição de alimentos / NEPA –UNICAMP.- 4. ed. rev. e ampl.. -- Campinas: NEPAUNICAMP, 2011. 161 p.



Nenhum comentário:

Postar um comentário