sexta-feira, 19 de julho de 2013

Queeem queeer pão?!?


Há uns 4 anos eu “encasquetei” que queria uma máquina de pão. Na época, meu namorado (hoje meu marido) e eu resolvemos comprar o eletrodoméstico já para compor o nosso “futuro” lar. Nossa casa acabou ficando pronta uns 2 anos depois, mas claro que eu não esperei esse tempão para começar a usar o meu novo brinquedinho. Quem pensa que máquina de pão só faz pão se engana, e muito! Eu faço nhoque e massa de macarrão, mas também dá para fazer massa para pizza e salgados, ou qualquer outra coisa que requeira uma força extra nos braços para sovar a massa. Assim, posso dizer que essa máquina é um “must” (do inglês – must have, em português – indispensável).

Eu, nutricionista que sou, vivo tendo ideias alimentares e nutricionais... Tenho um problema seríssimo em seguir receitas (embora tenha uma humilde coleção de livros de culinária). Não sei o que acontece, é mais forte do que eu! E com o pão não podia ser diferente! A máquina de pão vem acompanhada de um livrinho de receitas com inúmeras variedades do alimento milenar, mas eu não consigo seguir uma sequer! Mesmo com o livrinho avisando: “use sempre as medidas exatas”. E a minha última “invenção” deu tão certo que eu resolvi trazer para o blog. É um pão meio-integral com linhaça e aveia. Vamos aos ingredientes:

1 copo de água à temperatura ambiente
1 colher de sopa de manteiga, óleo, azeite ou margarina
1 e ½ colher de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar (qualquer um, desde que não seja light, porque o fermento precisa desse açúcar para o pão crescer)
1 e ½ xícaras de farinha de trigo refinada
1 e ½ xícaras de farinha de trigo integral
2 e ½ colheres de chá de fermento biológico seco
Espere o aviso para adicionar:
2 colheres de sopa de semente de linhaça
2 colheres de sopa de aveia em flocos grandes

Se você também tiver uma máquina de pão em casa coloque os ingredientes nessa mesma ordem, ligue a máquina no ciclo integral (ou em qualquer outro que tenha uma duração de mais ou menos 3h30).

 

Foto: Arquivo pessoal.
 
Mas se você não tem a máquina, não se apavore, faça o seguinte:

Misture tudo numa tigela grande, menos a aveia e a linhaça. O melhor mesmo é usar as mãos. Quando a massa não estiver mais grudando nas mãos transfira para uma superfície lisa e comece a sovar. A massa deve ficar lisinha e macia (tem que usar a força dos braços mesmo!). No meio desse processo acrescente a linhaça e a aveia até que fiquem bem incorporadas à massa. Volte a massa para a tigela e tampe com filme plástico. Deixe crescer por uns 20 ou 30 minutos. Depois volte a sovar mais um pouco e molde a massa no formato que quiser o pão. Deixe crescer mais uns 40 minutos e coloque para assar em forno médio. O tempo vai depender do tamanho do seu pão. Não se esqueça de enfarinhar a superfície lisa onde for sovar a massa e a assadeira, ou forma, onde for assá-la.

Deguste um pão caseiro, saudável, nutritivo e sem aditivos químicos!


Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário