quarta-feira, 10 de julho de 2013

A hortaliça queridinha

Quando se pensa em salada crua qual é a primeira hortaliça que vem à mente? Eu garanto que muitos pensaram na alface. A nossa queridinha tem um sabor suave e agradável, basta lavá-la para poder consumi-la, e o aspecto refrescante dela faz com que ela seja a hortaliça preferida na hora de compor uma salada fresca. Outra coisa interessante é que a alface é da família Asterácea, a mesma da alcachofra (sério mesmo!), escarola, chicória e almeirão; teve sua origem na Europa e Ásia, e é conhecida desde 500 anos a.C..
Dessa planta coringa para uma saladinha verde encontramos muitas variedades:







Mas e nutricionalmente falando, o que a alface oferece?

Alface crua / em 100g
Valor energético
(kcal)
Proteínas
(g)
Gorduras
(g)
Carboidratos
(g)
Fibra
(g)
Cálcio
(mg)
Ferro
(mg)
Sódio
(mg)
Americana
9
0,6
0,1
1,7
1
14
0,3
7
Crespa
11
1,3
0,2
1,7
1,8
38
0,4
3
Lisa
14
1,7
0,1
2,4
2,3
28
0,6
4
Roxa
13
0,9
0,2
2,5
2,0
34
2,5
7
Fonte: TACO, 2011.

A hortaliça parece não ser grandes fontes de nutrientes, mas tem uma vantagem: é bem pouco calórica e assim, se você enche o prato (e o estômago) com a verdura acaba sobrando menos espaço para outros alimentos bem mais calóricos. Por isso acaba sendo uma alternativa para compor a refeição quando se quer perder uns quilinhos ou manter a forma. Mas se você for temperá-la tenha cuidado com os molhos para saladas oferecidos por aí, muitos deles são tão calóricos, que desfazem a vantagem da alface!
Além do clássico azeite de oliva, vinagre e sal, deixo aqui a sugestão de molhos para salada que não vão boicotar a sua dieta:

MOLHO DE IOGURTE:
  • Iogurte natural desnatado
  • Limão
  • Sal
  • Azeite de oliva
  • Ervas e temperos - opcional (Ex.: orégano, manjericão, salsinha, cebolinha)

Misture tudo numa tigelinha, na quantidade desejada dos ingredientes. Por exemplo: quer mais azedinho: coloque mais limão; gosta do azeite: coloque um pouco a mais (sem exagerar porque o azeite é bem calórico também). E assim por diante.
Dica: se ficar muito consistente e não tiver jeito de molho coloque um pouquinho de leite desnatado ou mais limão, até atingir o ponto desejado.

MOLHO DE MOSTARDA, MEL E LARANJA:
  • Suco da laranja
  • Molho de mostarda
  • Pouquinho mel
  • Sal

Como no outro molho: misture tudo numa tigelinha, buscando prevalecer os sabores de sua preferência. Só tenha cuidado no mel, porque ele pode deixar o molho bem doce.

Ou use a sua imaginação e crie o seu próprio molho!

... porque alface é boa, e todo mundo gosta!




Referência: www.cnph.embrapa.br/hortalicasnaweb/alface.html
TACO; Tabela brasileira de composição de alimentos / NEPA –UNICAMP.- 4. ed. rev. e ampl.. -- Campinas: NEPAUNICAMP, 2011. 161 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário