quarta-feira, 31 de julho de 2013

Bolo para comemorar!

Essa postagem é de comemoração!

Quando eu decidi montar o blog não poderia imaginar em atingir 1000 visualizações em um único mês! Não sei se isso é muito ou pouco, mas estou satisfeita e muito feliz!

Agradeço novamente a todos que me incentivaram, me apoiaram, me deram sugestões, me criticaram, e claro, muito obrigada a você que acessa Sabores Nutricionais!

Vivemos numa sociedade em que tudo é motivo de comemoração, e se tem comemoração tem que ter comida, certo? Aqui não pode ser diferente!

Há uns dias atrás eu compartilhei uma notícia no Facebook e no Twitter @SNutricionais que dizia que o bolo de cenoura estava no ranking dos bolos simples mais calóricos. Para quem não leu a notícia fica aqui o link (clique aqui para ler a notícia)

Bem, mas já que o Bolo de Cenoura passou de mocinho a vilão, eu trago aqui para vocês, em primeira mão, uma receita exclusiva minha:
 
BOLO DE CENOURA LIGHT, SAUDÁVEL, MAGRO, GOSTOSO, FÁCIL, PRÁTICO, DELICIOSO, IRRESITÍVEL, FOFINHO... (Vixe! Não vai faltar adjetivo!)

 
Bata no liquidificador até formar uma massa bem homogênea:

3 cenouras médias cruas cortadas em pedaços pequenos (ou 2 grandes, ou 4 pequenas)
1 ovo
½ xícara de chá de óleo (100mL)
½ xícara de chá de leite desnatado

Em uma tigela separe os ingredientes secos:

1 xícara de chá de açúcar light (metade açúcar/metade sucralose)
1 xícara de chá de farinha de trigo branca
1 xícara de chá de farinha de trigo integral

Misture tudo muito bem à massa obtida no liquidificador e por último acrescente:

1 colher de sopa cheia de fermento químico em pó.

Asse em forma untada com óleo e farinha de trigo em forno médio (180°C) por cerca de 40 minutos. Se quiser fazer em forminhas de cupcake lembre-se de untar bem ou colocar a forminha de papel. Para essa receita você precisará de umas 24 forminhas tamanho cupcake. Coloque a massa somente até a metade da forminha para não transbordar.

Depois que o bolo estiver assado faça a cobertura de chocolate. Coloque numa panela pequena:

3 colheres de sopa cheias de chocolate em pó (se for o achocolatado coloque 4, mas diminua no açúcar)
2 colheres de sopa de açúcar light ( ou 1 e ½ se tiver usado o achocolatado)
1 colher de chá de manteiga ou margarina (link)
2 ou 3 colheres de sopa de leite desnatado

Leve ao fogo baixo e mexa devagar com uma colher de pau por uns 7 minutos. Quando começar a ferver e engrossar tire do fogo e despeje imediatamente sobre o bolo. Para facilitar que a calda atinja o “miolo” do bolo faça furinhos com um palito de dente ou de fósforo, assim a calda penetra na massa.

 

Foto: Arquivo pessoal.
Dica culinária:

O ponto da calda varia conforme a quantidade de leite que se usa e o tempo que leva no fogo: quanto mais leite mais líquida ficará a calda. Com 2 ou 3 colheres de sopa de leite a calda penetra no bolo e forma uma calda pegajosa depois de fria. Se quiser que fique com uma crosta crocante deve-se ficar mais tempo no fogo e ter menos leite.

Atenção: se a calda ficar muito grossa pode ser difícil de espalhar no bolo. E lembre-se sempre que depois de fria a calda fica ainda mais espessa.

Não tem farinha integral em casa, nem açúcar light? Não tem problema, use o dobro do açúcar normal e troque a farinha integral pela branca na mesma quantidade. E saiba que desse jeito o bolo não ficará tão light, mas ainda será gostoso. O mesmo acontece se usar o leite integral no lugar do leite desnatado.

Dica de saúde:

Se você tiver Diabetes ou quiser agradar alguém que tenha substitua o açúcar por adoçante específico para culinária, e fique atento às quantidades de equivalência com o açúcar comum. Cada produto tem a sua. Prefira também usar a farinha integral, pois as fibras presentes nela diminuem o índice glicêmico da preparação. E na calda deve-se usar o chocolate sem açúcar e o adoçante.

Bom saber:

A cenoura é uma raiz rica em carotenóides, que são os precursores de Vitamina A no organismo humano. Essa vitamina é lipossolúvel, ou seja, dilui-se em óleos e gorduras. Ela atua na saúde dos olhos e da visão, mucosas e pele, além de desempenhar um papel importante no crescimento e desenvolvimento de fetos e crianças, e na imunidade humana. Não queira ficar sem ela!

Cenoura / 100g
Energia
(kcal)
Proteínas (g)
Gorduras (g)
Carboidratos (g)
Fibra (g)
Cálcio (mg)
Ferro (mg)
Potássio (mg)
Sódio (mg)
Vitamina A – RE* (μg)
Crua
34
1,3
0,2
7,7
3,2
23
0,2
315
3
1326
Cozida
30
0,8
0,2
6,7
2,6
26
0,1
176
8
612
* RE (equivalente de retinol) = 1 mg de retinol + 1/6 mg de trans beta-caroteno + 1/12 mg de cis beta-caroteno + 1/12 mg de outros trans carotenóides pró-vitamínicos A + 1/24 de outros cis carotenóides pró-vitamínicos A. Fonte: TACO, 2011.

 
Até sexta-feira!


Referência: TACO; Tabela brasileira de composição de alimentos / NEPA –UNICAMP.- 4. ed. rev. e ampl.. -- Campinas: NEPAUNICAMP, 2011. 161 p.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Oba! 1000 Visualizações!!!

Há muito tempo eu pensava em escrever um blog para dividir duas das minhas grandes paixões: cozinhar e nutrição. Leia como tudo começou clicando aqui! Felizmente há um mês consegui concretizar essa ideia e coloquei no ar os SABORES NUTRICIONAIS. E em exatos 29 dias já foram mais de 1000 visualizações no blog e 100 seguidores no Twitter!
 
Muito obrigada a todos pelo interesse e confiança! É isso que me move!
 
Continue acompanhando, novidades virão! Aguarde!

 


 
Ainda não segue o blog no Twitter (@SNutricionais)? Está esperando o quê?!? Fique por dentro de dicas e atualidades do mundo da comida, cozinha e nutrição!

 
Aproveite e curta também a nossa fanpage no Facebook (https://www.facebook.com/snutricionais).
 
No Instagram (@saboresnutricionais) temos fotos que dão água na boca!
 
Até amanhã com receita nova!

segunda-feira, 29 de julho de 2013

DeZzz... Jejum!



Todo mundo já ouviu falar “tome o café-da-manhã como um rei, almoce como um príncipe e jante como um plebeu”. Às vezes os personagens do provérbio mudam, mas a ideia é sempre a mesma: fazer uma refeição bem reforçada no desjejum, outra moderada no almoço e no jantar comer quase nada...

Mas não é bem assim! E devemos tomar cuidado com esses ditos populares, porque muitos acabam nos levando a uma alimentação desequilibrada e sem harmonia de nutrientes.

O café-da-manhã é sim uma refeição importante, afinal de contas passamos a noite toda, enquanto dormimos, sem oferecer nutrientes ao organismo. E nesse período o corpo manteve algumas de suas atividades em execução: batimentos cardíacos, respiração, manutenção da temperatura corporal... E “só” isso já garante um gasto energético que deve ser considerado. Mas também não é isso que faz do café-da-manhã a maior e melhor refeição do dia.

Para você que não tem o hábito de fazer o desjejum, o que pode esperar do seu organismo nas primeiras horas do dia, sem ter combustível? Sem energia suficiente o corpo entra num modo de economia de energia e nem as gordurinhas extras são queimadas, e pior, as proteínas (músculos, por exemplo) acabam servindo como fonte energética, o que eu nem preciso dizer que não é legal, né?

Um café-da-manhã saudável contempla um alimento fonte de proteína, portanto os laticínios são uma ótima opção nesse horário; uma fonte de carboidratos, e para isso pães, bolachas, cereais são bem recomendados nessa refeição, e para completar, uma fonte maior de vitaminas, minerais e fibras, onde as frutas se encaixam perfeitamente.

Veja algumas combinações que fazem da primeira refeição do dia gostosa e saudável:

Banana + granola + iogurte

Mamão + pão + queijo

Suco de laranja + biscoito + requeijão

Maçã + bolo + leite

Morango batido com leite + pão ou biscoito

Coalhada + pêssego + torrada

Vitamina de: fruta + aveia + leite ou iogurte

 
Mas e o café em si, o “pretinho básico”?!
Esse pode ser dispensado, pois não oferece grandes coisas... Nem os chás! Principalmente se for adicionado de açúcar, que só dá energia, sem nutrientes. Olha só:

 
Bebida (100g ≈100mL)
Energia
(kcal)
Proteínas (g)
Gorduras (g)
Carboidratos (g)
Potássio (mg)
Sódio (mg)
Cálcio (mg)
Café infusão, 10%
9
0,7
0,1
1,5
156
1
3
Chá, erva-doce, infusão 5%
1
0
0
0,4
10
1
2
Chá, mate, infusão 5%
3
0
0,1
0,6
5
Tr
1
Chá, preto, infusão 5%
2
2
2
0,6
13
Tr
0
Fonte: TACO, 2011.

 

Agora que você já sabe dos benefícios do café-da-manhã, não saia de casa sem ele!


Referência:
TACO; Tabela brasileira de composição de alimentos / NEPA –UNICAMP.- 4. ed. rev. e ampl.. -- Campinas: NEPAUNICAMP, 2011. 161 p.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Contra fatos não há argumentos!


Acho que nunca se falou tanto do ovo como nos últimos tempos... “Ovo faz bem!”, “Não pode comer ovo!”, “O ovo está liberado!”...

Mas contra fatos não há argumentos. Eu explico!

O ovo é sim um alimento saudável, rico em proteína de alto valor biológico, vitaminas A, D, E, K; minerais (cálcio, selênio, magnésio, potássio, sódio, dentre outros), e também gordura e colesterol, muito colesterol! Importante falar que a grande maioria desses nutrientes se concentra na gema, a parte amarela do ovo.

Foto: Arquivo pessoal.
 
Já falamos aqui um pouco sobre o colesterol, um tipo de gordura presente somente nos produtos de origem animal e indispensável ao organismo humano (Manteiga ou Margarina? Há diferenças...). Mas, na minha opinião, é a quantidade excessiva de colesterol que faz do ovo muitas vezes um vilão. Vamos às informações nutricionais:

Ovo inteiro cru / 100g
Energia
(kcal)
Proteínas (g)
Gorduras (g)
Carboidratos (g)
Colesterol (g)
Cálcio (mg)
Ferro (mg)
Potássio (mg)
Sódio (mg)
Vit. A – Retinol (μg)
Galinha
143
13,0
8,9
1,6
356
42
1,6
150
168
79
Codorna
177
13,7
12,7
0,8
568
79
3,3
79
129
305
Fonte: TACO, 2011.

É bom saber: o ovo de galinha tem em média 50g, e o de codorna 10g. A recomendação de ingestão de colesterol alimentar é de não mais que 300mg/dia para pessoas sadias e 200mg/dia para quem já tem hipercolesterolemia (colesterol alto no sangue).

Agora pensa comigo: se comermos 2 ovos por dia, cerca de 100g, estaríamos consumindo aproximadamente 356mg de colesterol, o que já é bem mais que o seu limite recomendado de ingestão.

E se você estiver pensando que o ovo não faz parte da sua dieta fique atento, pois muitos bolos, tortas, cremes, panquecas, pães, omeletes (obviamente!), macarrão (massa com ovos, lembra?) e muitos outros alimentos têm ovos na sua preparação. Portanto tenha atenção, pois colesterol demais aumenta o risco de se desenvolver doença cardiovascular.

Fique de olho no seu prato e no seu colesterol!

Referência:

Santos R.D., Gagliardi A.C.M., Xavier H.T., Magnoni C.D., Cassani R., Lottenberg A.M. et al. Sociedade Brasileira de Cardiologia. I Diretriz sobre o consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular. Arq Bras Cardiol. 2013;100(1Supl.3):1-40

TACO; Tabela brasileira de composição de alimentos / NEPA –UNICAMP.- 4. ed. rev. e ampl.. -- Campinas: NEPAUNICAMP, 2011. 161 p.