quarta-feira, 21 de agosto de 2013

O macarrão pop!

Semana passada eu postei no meu perfil pessoal do Facebook a foto de um macarrão improvisado que eu fiz. A foto deu o que falar, foram vários comentários e muitas pessoas me pedindo a receita. Eu nem tinha a intenção de trazer a receita para o blog, mas resolvi atender aos pedidos!

Era uma sexta-feira muito fria em São Paulo, chuviscava e meu marido e eu já tínhamos combinado de fazer uma couve-flor gratinada. Pensamos no que acompanharia o prato, e então sugeri uma ida ao supermercado para comprarmos uma carne para acompanhar. Mas com o frio e a preguiça desistimos e fomos à geladeira ver o que dali podia sair!

Encontramos além da couve-flor, um brócolis e o finalzinho de um requeijão cremoso que estava bem próximo de vencer. Decidimos então fazer um macarrão com a couve-flor no molho branco com requeijão cremoso. Mas achei que o prato ficaria muito sem cor, e como a gente também come com os olhos resolvi trocar a couve-flor pelo brócolis, pelo menos assim ficava mais colorido.

Só que o meu marido adora carnes e é daqueles que se não tem carne na refeição ela não está completa. E lá fui eu fuçar de novo na geladeira. Foi no freezer que eu encontrei um pedacinho de bacon, cabia na palma da minha mão de tão pequeno. Sugeri colocar o bacon na mistura e a idéia foi prontamente aceita, e ainda tive que ouvir dele: "agora você está falando a minha língua!". Dei risada!

Nessa hora meu alarme de Nutricionista começou a soar mais alto (já bastava o requeijão cremoso) e eu tinha que dar um jeito de fazer uma receita de macarrão com molho branco, bacon e requeijão não ficar tão "antinutricional". Então decidi usar o macarrão integral, fazer o molho branco com leite magro e farinha de aveia no lugar do amido de milho, e para "caprichar", limpar bem o bacon, deixando o mínimo de gordura possível. E como eu já usaria o requeijão cremoso (antes de vencer e eu ter que jogar fora) aboli o uso tradicional do creme de leite nesse tipo de preparação. O resultado foi surpreendente! Ficou muito bom mesmo! Então vou ensinar como eu fiz:




 Foto: Arquivo pessoal.

Ingredientes:
 
2 xícaras de leite desnatado ou semidesnatado

3 colheres de sopa de farinha de aveia

1 pedaço pequeno de bacon com o mínimo de gordura possível
 


½ copo de requeijão cremoso tipo Catupiry® (pode-se optar pela versão light)

Sal a gosto

Noz-moscada moída

Pimenta do reino branca em pó

1 prato de sobremesa de brócolis (ou mais se quiser)

2 xícaras de chá de macarrão integral seco (para 2 pessoas)


Modo de fazer:

Coloque o brócolis já lavado e cortado em ramos médios para cozinhar no vapor por cerca de 5 minutos (depois que a água tiver fervido). Desligue o fogo, mantenha a panela fechada e reserve.

Em uma outra panela refogue o bacon. Não precisa colocar nada de óleo, azeite ou água. A própria carne liberará gordura suficiente para o refogado. E quanta gordura! Depois de bem douradinho, tire o bacon da panela com uma escumadeira ou garfo e reserve. Jogue o óleo remanescente numa garrafa PET. Não pode jogar na pia, no ralo, hein!?! (Clique aqui e saiba por quê)

Ainda usando essa panela (não a lave) coloque o leite batido com a farinha de aveia num liqüidificador ou mixer e acrescente o sal, a noz-moscada e a pimenta do reino em pó. Leve ao fogo baixo e mexa delicadamente até que engrosse.

Nessa hora já pode ir colocando o macarrão para cozinhar. Siga exatamente o tempo de cozimento descrito na embalagem para garantir o ponto al dente, e escorra. Não precisa colocar óleo nem muito sal na água para cozinhar a massa.

Depois que o molho estiver no ponto junte o requeijão e mexa até que ele incorpore totalmente ao molho branco (na verdade ele fica meio bege com a farinha de aveia). Acrescente o bacon e o brócolis. Mexa com cuidado para não esmigalhar a hortaliça. Misture o molho pronto ao macarrão já escorrido e sirva ainda quente!

Bom apetite!

 
Considerações:

Se você estiver pensando em desistir de usar a noz-moscada ou a pimenta do reino branca em pó não faça isso! Elas dão um gostinho todo especial ao molho branco, sem comprometer a qualidade nutricional. Fica com um sabor sofisticado!

Em relação ao cozimento do macarrão, o ideal é que ele fique al dente, assim o índice glicêmico é menor e ele é transformado em açúcar no sangue mais lentamente, o que é melhor para o organismo!

Por que usar a farinha de aveia e não o amido de milho para engrossar o molho? Veja quantos nutrientes a mais a farinha de aveia tem; o amido é só carboidrato:
 

Foto: Arquivo pessoal.
 
Aproveite! Até sexta-feira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário