sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Mizza é pizza de quê?!?

Ultimamente tenho visto na internet e nas redes sociais muitas pessoas buscando a boa forma física às custas de uma dieta com restrição de carboidratos. E embora eu não seja adepta a esta conduta, respeito aqueles que traçam metas a partir dela. Mas a postagem de hoje não é para falar de restrição de carboidratos, mas sim de uma receita com baixíssimo teor do nutriente e que muitos que adeririam à dieta “low carb” vão gostar, e os demais também. Vamos falar de pizza!

Pizza! Ah, quem resiste a uma pizza!?! Sem dúvida alguma, esse é um dos pratos mais populares do mundo, todo mundo conhece e encontra em qualquer lugar! Mas hoje a nossa tradicional pizza feita com a massa de farinha de trigo, molho de tomate e queijo fica de lado.

Vi num programa de culinária gringo a apresentadora fazer uma pizza com massa de carne. Perfeita para quem aprecia a iguaria de origem italiana, mas que por alguma razão aboliu os carboidratos da sua dieta. Achei muito interessante, fiquei curiosa e fui experimentar. Ficou maravilhosa! Então hoje lhes apresento à mizza (carne em inglês é meat e se lê ‘mít’, por isso a mizza).

Da receita gringa tive que adaptar alguns ingredientes, e tenho certeza de que quem fizer não vai se arrepender, e ainda vai surpreender os amigos e familiares sem sair da dieta.

 Foto: Arquivo pessoal.


 
Vamos aos ingredientes para 2 ou até 3 pessoas comerem!

300g de carne moída magra (usei o patinho)

2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

2 colheres de sopa de farinha de aveia (somente para “dar a liga”)

1 ovo levemente batido

2 colheres de sopa de salsinha picada

1 colher de café de alho picado

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

1 tomate sem pele e sem sementes cortado em formato de meia-lua

Pedaços de abobrinha – opcional

Cebola cortada em tiras bem fininhas – a roxa é menos ardida e dá um colorido a mais no prato

Orégano desidratado a gosto

Manjericão a gosto, fresco ou desidratado

Aproximadamente 150g de queijo cottage ou ricota (usei o queijo cottage que eu mesma fiz, a receita está aqui)
Foto: Arquivo pessoal.
 

Modo de fazer:

Numa tigela bata o ovo até que a gema e a clara estejam bem misturadas. Misture a farinha de aveia, o queijo ralado, o alho, a salsinha, o sal, a pimenta do reino e por último a carne. Mexa tudo delicadamente até que a massa fique homogênea, mas cuidado para não compactá-la, senão corre o risco de ficar dura. Numa assadeira com superfície antiaderente ou untada com óleo abra a massa com as mãos até que ela fique com 1cm de altura aproximadamente. Comece a montar a sua mizza com o tomate, o queijo e a abobrinha (se optou por ela). Salpique o orégano, o manjericão e a cebola e leve ao forno pré-aquecido a 220°C (médio-alto) por 25 minutos exatamente. Retire do forno, corte como se fosse uma pizza e sirva acompanhando um pão (se não estiver restringindo o carboidrato) e uma salada de folhas frescas.

 

Dica: para deixar a mizza ainda mais light, pode substituir o queijo parmesão ralado pela sua versão light, ou simplesmente retirá-lo da receita, mas acho que ele dá um sabor todo especial.

 

Espero que tenham gostado! E depois que fizerem a receita em casa postem as fotos para eu ver. Pode ser no Facebook, Instagram ou no Twitter! Estou curiosa!

 

Até semana que vem!

 

 

Aviso aos seguidores:

A partir de setembro de 2013 as postagens no blog passarão a ser às terças e sextas-feiras. E farei o possível para deixá-las prontas sempre às 12:00h de cada dia.
Para mais novidades e informações siga Sabores Nutricionais nas redes sociais:
Facebook:
https://www.facebook.com/snutricionais


Instagram: @saboresnutricionais

;-)

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário