terça-feira, 22 de outubro de 2013

Sempre à mão!

Todo mundo está "careca de saber" que comer a cada 3 horas faz parte de hábitos alimentares saudáveis. Mas será que todos sabem o que devemos ter sempre à mão para fazer dos "beliscos" um ato em prol da nossa saúde?

Já falamos aqui da importância dos 3 grupos de alimentos e da recomendação de cada um deles na nossa rotina alimentar.

Pelo o que tenho visto na prática clínica as pessoas têm tido dificuldades maiores em consumir frutas, hortaliças e laticínios. As verduras e legumes até podem compor um lanchinho no meio da manhã ou da tarde, mas destoa dos nossos costumes, portanto acho mais difícil de adquirir esse novo hábito. Por outro lado podemos usar as frutas e laticínios, que na minha opinião, são ótimas ideias para os lanches que intercalam as grandes refeições. Ainda temos alguns alimentos que devagarzinho vem ganhando espaço na nossa mesa: as oleaginosas, também boas alternativas para compor a alimentação entre uma refeição e outra.

Então fique alerta! Tenha sempre à mão um lanchinho à mão para comer entre o café-da-manhã, almoço e jantar, e que fará da sua alimentação ainda mais completa e nutritiva. E lembre-se: variar é a melhor opção!

Fique à vontade para escolher:

Frutas:
Maçã, banana, pêra, uva, morango, goiaba, mexerica e carambola são boas opções, pois podem ser carregadas já limpas e higienizadas, ficando prontinhas para comer, sem fazer sujeira. Mas nada impede que você carregue manga, melão, melancia, abacaxi, ou outras, num potinho bem fechado e com um palito de dente para “petiscar”. Outra opção de frutas são os sucos naturais e as frutas secas ou desidratadas.

Barra de cereais:
Essa não é a minha opção preferida, mas há quem adore as barrinhas. Sugiro que olhe a embalagem e fuja daquelas que contenham gordura vegetal hidrogenada ou gordura trans, flocos de cereais e açúcar. As melhores opções são as de cereais integrais com castanhas.

Oleaginosas:
As castanhas são bem legais, mas o problema é que além de gostosas são bastante calóricas, por isso é preciso controlar a quantidade, se não a chance de ganhar uns quilinhos extras aumenta. A quantidade indicada é de um punhado de castanhas por dia, o equivalente a cerca de ½ xícara de café (aquela pequenininha mesmo): castanha de caju, avelã, nozes, castanha-do-Pará, amêndoas, macadâmia, semente de girassol. Outra coisa: o amendoim não entra nessa lista porque é rico em gordura saturada, ao contrário das outras que possuem gorduras insaturadas (saudáveis).

Laticínios:
Os derivados do leite são opções gostosas e saudáveis, mas dependendo do produto pode ser necessária a refrigeração, facilitando para quem tem uma geladeira por perto ou uma bolsa térmica. Iogurtes, coalhadas, leites líquidos não podem ficar à temperatura ambiente por muito tempo, mas os queijos processados, aqueles geralmente vendidos em porções individuais, não precisam de refrigeração, assim como o leite em pó. E se estiver fazendo uma dieta com baixo teor de gorduras prefira sempre as opções magras e desnatadas.

Bolachas e biscoitos:
Esses também não fazem parte do meu grupo de primeira escolha para um lanche. E o que importa aqui é não exagerar na quantidade e ainda assim preferir as versões integrais e sem gordura trans ou vegetal hidrogenada e de baixo teor de sal e com o mínimo de açúcar possível. Bolacha recheada nem pensar, hein?! E aqueles pacotinhos de biscoito salgado vendidos em embalagens individuais também devem ser evitados.

Legumes:
Como eu já disse são menos convencionais, mas nem por isso menos saudáveis. Algumas sugestões são cenoura e pepino crus cortados em “palitinhos”, tomate (e tomatinho cereja), rabanete, talo de acelga, pimentão... Ou algum outro de sua preferência.

Ovo:
O ovo também pode ser uma opção das menos convencionais. Você pode carregá-lo cozido, ainda com a casca. Na hora de comer é só tirar a casca e pronto! Só não vale comer ovo todos os dias, pois a gema é riquíssima em colesterol. No máximo 3 por semana se você não tiver colesterol alto no sangue. Saiba mais sobre o ovo clicando aqui.



Bom, agora é com você! Coloque a criatividade à prova e faça das suas pequenas refeições lanches saudáveis e nutritivos! Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário