sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Aprimorando as batatas não-fritas

Há algum tempo que eu faço as batatas-fritas de mentirinha em casa. E embora sejam muito mais saudáveis que as batatas-fritas convencionais devo confessar que sempre achava que alguma coisa ainda poderia ser melhorada: um dia ficavam sequinhas demais, outra vez “molengas” e às vezes feias, o que me deixava constrangida na hora de servir para as visitas.

Mas esses dias resolvi testar duas outras formas de fazer as batatas-fritas de mentirinha, e essa virou a minha receita definitiva:

Lavei, sequei e cortei 2 batatas. Espalhei os pedaços numa assadeira com superfície antiaderente (o que ajuda muito!) e espalhei a farinha de trigo sobre eles com a ajuda de uma peneira, o que fez muita diferença! Não mexi, nem misturei! Depois disso acrescentei o fio de azeite (menos de uma colher de sopa) e não acrescentei o sal, deixei para a hora de servir. As batatas assaram no forno a 200°C (fogo médio) por 30 minutos.

O resultado foi ainda mais surpreendente! E a outra coisa que eu testei foi usar a farinha de rosca no lugar da farinha de trigo. Deu super certo também!

Recapitulando:

Ingredientes:
2 batatas médias
1 colher de sopa de farinha de trigo ou de rosca
Sal à gosto (preferi usar no final, depois de prontas)
1 fio de azeite (não mais que 1 colher de sopa)
Agora sim: nota 10 no sabor, na aparência e na saúde!
 
Foto: Arquivo pessoal.

Dica:
Se você não tiver uma assadeira antiaderente unte a superfície com um pouquinho de óleo e farinha (trigo ou rosca), assim as batatas não grudam no utensílio.

Modo de fazer:
Lave bem as batatas e as seque. Corte-as no formato que desejar, deixando a casca (é fonte de fibras, vitaminas e minerais), mas pode descascar se preferir. Coloque-as numa assadeira de preferência com superfície antiaderente (tipo Teflon®). Com uma peneira espalhe a farinha sobre os pedaços de batatas. Regue com o azeite (procure despejar o azeite lentamente formando um fio). Asse, sem cobrir, por mais ou menos 30 minutos em forno médio-alto (aproximadamente 200°C). O tempo vai depender do tamanho e da espessura que a batata foi cortada, quanto maior o pedaço mais tempo precisará. Quando elas estiverem douradinhas, da mesma cor que ficam quando fritas, estarão prontas, e você terá uma batata-frita de mentirinha!

Bom final de semana!

Para mais novidades e informações siga Sabores Nutricionais nas redes sociais:
Facebook:
https://www.facebook.com/snutricionais
Instagram: @saboresnutricionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário