terça-feira, 10 de setembro de 2013

Festa com dieta!

Há tempos o binômio festa e dieta andam em sentidos opostos. A festa é sempre tida como uma ocasião de satisfação, extravagância e variedade, geralmente o oposto do que as pessoas pensam das dietas, que as remetem à privação, restrição e monotonia.

Um dos papéis do Nutricionista na sociedade é mostrar que a dieta pode ser muito bem conciliada com as ocasiões festivas, afinal de contas todas as datas comemorativas são sempre marcadas ou lembradas pelos seus pratos e alimentos característicos. 

Quem nunca pensou em Natal e lembrou do peru, tender ou pernil suíno? Ou falou em Páscoa e se remeteu ao bacalhau e ao chocolate? E assim vai... Festa de aniversário e o bolo! Visita em casa e uma refeição especial! Casamento e o jantar! Festa junina regada a canjica, pamonha...

Dessa vez a festinha foi a despedida de uma amiga minha do trabalho e o chá de fraldas do seu bebê que me fizeram ir para a cozinha e colocar em prática os meus dotes culinários e de nutricionista. Perguntei a ela o que ela queria que eu fizesse/levasse para a sua festinha. Ela disse que queria um bolo de cenoura, mas me disse também que levaria um bolo de chocolate. Já é quase automático pensar em bolo de cenoura e lembrar da calda de chocolate, certo? Então pensei em fazer diferente, para não ficar tudo com cara e gosto de chocolate, e por minha conta e risco resolvi fazer um bolo de cenoura com beterraba sem calda de chocolate.

Eu sou suspeita para falar do resultado, mas posso dizer que não sobrou nada do bolo para contar história. Só as fotos:


Foto: Arquivo pessoal.

Fiz o bolo pensando em algo que fosse saudável (obviamente), baixo em calorias (também por motivos óbvios, já que toda festa é regada a outros alimentos), rico em fibras (muitas gestantes tendem a ter prisão de ventre) e baixo em gorduras e colesterol (para contrabalançar com as coxinhas e outros salgadinhos).


Os ingredientes são esses:
1 e 1/2 cenouras médias cruas
1 beterraba pequena crua
1 ovo
1/2 xícara de chá de leite desnatado
1/2 xícara de chá de óleo vegetal (usei o de canola)
1 xícara de chá de açúcar light (com sucralose é permitido para gestantes)
1 xícara de chá de farinha de trigo branca
1 xícara de chá de farinha de trigo integral
1 colher de sopa de fermento químico em pó

Modo de preparo:
Bata no liquidificador a cenoura, a beterraba, o ovo, o leite e o óleo até que fique uma massa bem homogênea. Em uma tigela coloque o açúcar light e as farinhas de trigo, e junte a massa do liquidificador. Mexa bem. Unte uma assadeira média (36x24cm) ou forma de bolo com furo (25cm de diâmetro) passando óleo e jogando farinha depois. Acrescente o fermento e mexa delicadamente, colocando imediatamente na assadeira/forma para assar. Asse em forno médio-baixo (180ºC) por 35 a 40 minutos. Tire da forma ou da assadeira ainda quente e polvilhe açúcar light por cima com a ajuda de uma peneira. Seu bolo está lindo, light e saudável como deve ser!
Foto: Arquivo pessoal.

Obs.: Dessa vez eu optei por fazer bolinhos individuais, em forminhas para cupcake. E essa receita rendeu 20 bolinhos. E para fazer nas forminhas não é necessário untar, mas será preciso forminhas de papel e das de metal ou silicone próprio para o forno. O tempo para assar pode ser um pouco menor, por isso o ideal é fazer o teste do palitinho (espete um palito de dente na massa e se ele sair limpinho a massa está assada, mas se sair com massa grudada ela ainda está crua).

Se quiser uma cobertura de chocolate light para colocar em cima do bolo clique aqui!

Dica:
Para saber se o seu fermento em pó (químico, tipo pó Royal
®) está "funcionando" pegue uma pontinha de uma colher de café do produto e junte uma gota de água. Se a mistura borbulhar o fermento está ativo e vai fazer seu bolo crescer, mas se não borbulhar ou fazer bolhinhas muito pequenas use um novo porque esse já perdeu seu efeito e o seu bolo não vai crescer. Fica a dica!


Até...



Instagram: @saboresnutricionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário