sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Batata recheada!!!

Acho que todo mundo tem aquele dia em que tem vontade de “enfiar o pé na jaca” e comer umas “gordices”. E não é o fato de eu ser nutricionista que me faz imune a essas vontades. Às vezes a tentação bate e o jeito é tentar causar o menor “estrago” possível à saúde.

Dia desses fiquei “aguada” por comer batata assada recheada, daquelas vendidas nas praças de alimentação de shoppings... Mas a minha vontade de ir a um shopping era inversamente proporcional à minha vontade de comer a tal batata, então resolvi tentar fazer em casa. E não é que deu certo?

Primeiro fui ao supermercado comprar meus ingredientes:

  • Batata – peguei as maiores e mais robustas que encontrei (cada uma tinha uns 400g ainda cruas)
  • Requeijão cremoso light
  • Queijo tipo cottage
  • Bacon – a peça mais magrinha que achei
  • Queijo parmesão ralado no ralo grosso
  • Alho frito – comprei já pronto mesmo


Já em casa comecei o preparo. Meu marido me ajudou com o bacon, ele tirou toda a gordura possível com a ajuda de uma faca e depois cortou em cubinhos. Enquanto isso eu lavava bem as batatas usando uma esponja. Com um garfo fiz alguns furos nas batatas limpas e secas (espetei umas 8 vezes cada uma), só não furei a parte de baixo delas. Coloquei duas folhas de papel toalha na bandeja do forno de microondas e as batatas por cima. Liguei o forno em potência máxima por 15 minutos (a batata era grande, se for menor leva menos tempo). Ao soar o apito do aparelho as batatas estavam assadas (ou devo dizer cozidas?), prontas para a montagem.

E durante os 15 minutos eu trabalhei no bacon: levei os cubinhos já sem gordura, só a carne mesmo, a uma panela de superfície antiaderente. Mexi de vez em quando até que eles encolheram e ficaram bem crocantes, a panela praticamente não sujou.

Foto: Arquivo pessoal.


Pronto! À montagem:
Fiz um corte na parte de cima da batata, no sentido do seu comprimento. Tive cuidado para a faca não romper a casca de baixo do tubérculo. Com um garfo abri a batata e passei o garfo de forma que o miolo se desprendeu. Joguei um fio de azeite de oliva, pimenta-do-reino branca moída e pouquinho de sal. Terminei de montar com os ingredientes. Coloquei nessa ordem: requeijão cremoso, queijo tipo cottage, bacon, queijo parmesão ralado e alho frito. Depois foi só alegria! Comi sem culpa e curti de montão!

Talvez você não esteja achando que a minha batata recheada tenha sido uma extravagância. Mas foi sim: por mais que eu tenha usado produtos mais magros (bacon sem gordura, requeijão light, queijo tipo cottage) o teor de gorduras e colesterol muito provavelmente ultrapassa a recomendação por porção desses nutrientes. Além do mais, o bacon é uma carne defumada, cheia de aditivos químicos como nitrito e nitrato, e sódio. E o bacon frito era feito na gordura hidrogenada (credo!), por isso usei bem pouquinho. E o queijo parmesão, que além de ser bem gordinho tem bastante sal. Também devemos considerar que a única fonte de fibras na preparação era a casca da batata (que eu comi todinha), mas ainda assim era pouca fibra.

Se o “estrago” foi assim com as versões lights, imagina nas versões regulares?!? Haja coração! Por isso é importante estarmos sempre atentos ao que oferecemos ao nosso corpo.

Confissão a fazer: A gente quando está com fome tem o “olho maior que a barriga”, já diria a minha mãe. No supermercado comprei duas batatas por pessoa, mas mal consegui comer uma inteira.


Não gostou do meu recheio, ou simplesmente não está afim de exagerar? Veja algumas sugestões mais lights e saudáveis, que não vão fazer a sua consciência nem a balança pesarem:

  • Queijo cottage com brócolis refogado no alho
  • Ricota com espinafre e nozes
  • Abobrinha refogada com requeijão cremoso light
  • Queijo minas frescal (ou muçarela de búfala) com tomate cereja e manjericão
  • Molho de tomate com carne moída magra – molho a bolonhesa (Veja a receita aqui)
  • Peito de frango cozido e desfiado com ervilha e molho branco saudável (Veja a receita do molho branco aqui)


Quer saber mais sobre os valores nutricionais da batata? Clique aqui!


Bom apetite! E aproveite o final de semana!


Para mais novidades e informações siga Sabores Nutricionais nas redes sociais:
Facebook:
https://www.facebook.com/snutricionais
Instagram: @saboresnutricionais


Nenhum comentário:

Postar um comentário