terça-feira, 3 de setembro de 2013

Comida de avião

Acabo de me dar conta que sou daquele tempo em que a comida de avião ainda tinha um certo glamour! Ui! Os tempos mudaram e hoje em dia está cada vez pior comer dentro dos aviões. Está certo de que a aeronave deve ser vista apenas como um meio de transporte, e não como o lugar de se fazer refeições.

Mas já que as companhias aéreas se propuseram a oferecer um lanchinho para distrair e até matar a fome dos passageiros é importante que se tenha certa atenção com o que é servido.

Agora estou dentro do avião! Vou indo ver meus cunhados... A fome bateu e ouvi os comissários dizerem que serviriam um sanduíche de pão integral com lombo defumado, queijo e requeijão. A descrição até parecia agradável. E pensei se eu deveria aceitar o sanduíche e matar a minha fome ou se "economizaria" as calorias para o final de semana. Resolvi comer o lanche! Mas confesso que não valeu as calorias, só resolveu a minha fome. Além de não ter queijo de fato e o pão não ser integral, ele também não era gostoso e nem bonito.

E assim se faz a maior parte das refeições dos tripulantes dentro de um avião, muito diferente dos tempos áureos das comidinhas de avião e do glamour de ser tripulante aéreo.

Meu marido trabalha numa empresa aérea e de tanto ouvir a ele e seus colegas falarem de suas refeições eu pedi que ele fotografasse alguns de seus "pratos" durante o voo. O que ele falou é que o sabor das comidas era igualmente proporcional à sua apresentação. Tive dó dele e dos outros tripulantes... Se dependessem da aparência da comida para se alimentarem ficariam com fome.

O mais triste é pensar que por trás daqueles pratos com certeza tem um nutricionista que por algum instante se esqueceu de que nós também comemos pelos olhos (e também pelo nariz e ouvido). Por isso a apresentação de um prato é tão importante!

Nós somos capazes de julgar se o alimento está gostoso ou ruim só de olharmos para ele, não é?!

Mas para garantir a reputação do colega nutricionista responsável pelo serviço das empresas de catering eu falo para o meu esposo e seus amigos que é bem provável que as suas refeições estejam equilibradas nutricionalmente, muito embora não se apresentem como deveriam.

Foto: Arquivo pessoal.
 
 
A alimentação é algo tão extraordinário que é capaz de envolver todos os sentidos num único ato: paladar (obviamente), audição, tato, olfato e visão! E todo profissional que trabalhe no ramo de refeições e alimentação deve estar atento a isso e à satisfação do seu cliente.

Portanto pense nisso da próxima vez que for montar seu prato ou preparar uma refeição para alguém especial. Engana-se quem acha que alimentar-se é só colocar o alimento na boca, mastigar e engolir!
 
Até mais!
 
 
Aviso aos seguidores:
A partir de setembro de 2013 as postagens no blog passarão a ser às terças e sextas-feiras. E farei o possível para deixá-las prontas sempre às 12:00h de cada dia.
Para mais novidades e informações siga Sabores Nutricionais nas redes sociais:
Facebook:
https://www.facebook.com/snutricionais
Instagram: @saboresnutricionais
;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário